• Metadata catalogue
  •  
  •  
  •  

Modelo Digital do Terreno (Resolução 2 m) - Zonas Costeiras de Portugal Continental - 2014-2015

Modelo Digital do Terreno (MDT) das Zonas Costeiras de Portugal Continental com resolução de 2m.
 
Citation proposal
. Modelo Digital do Terreno (Resolução 2 m) - Zonas Costeiras de Portugal Continental - 2014-2015. https://services.mspdata.eu:/geonetwork/srv/api/records/e803532f-7760-4714-bfbf-914546309d86

Simple

Date ( Creation )
2014-11-17
Identifier
http://id.igeo.pt/cdg/e803532f-7760-4714-bfbf-914546309d86
Purpose
Cartografia de base para apoio aos trabalhos de elaboração dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira.
Credit
SOCARTO
Credit
GRAFCAN
Credit
Geoglobal
Credit
Infoportugal, Sistemas de Informação e Conteúdos S.A.
Credit
Blom Portugal Lda
Credit
Agência Portuguesa do Ambiente
Credit
Direção-Geral do Território

  Point of contact

Direção-Geral do Território - Direção-Geral do Território  
Rua Artilharia Um, 107 Lisboa 1099-052 LISBOA Portugal

  (+351) 213819600  
  (+351) 213819699 
Maintenance and update frequency
Not planned
Keywords ( Theme )
  • Modelo Digital do Terreno , Modelos Terrestres Digitais , Costa , Zonas Costeiras , Altimetria , Topografia , Litoral , Orla Costeira
GEMET - INSPIRE themes, version 1.0 ( Theme )
  • Altitude
Keywords
  • DGT , INSPIRECORE , infoMapAccessService , Cartografia Oficial
Use limitation
Sem restrições
Access constraints
Other restrictions
Use constraints
Copyright
Other constraints
Serviço de visualização sem restrições. Descarregamento de dados a pedido.
Spatial representation type
Grid
Distance
2  http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/ISO_19139_Schemas/resources/uom/ML_gmxUom.xml#m
Metadata language
Portuguese
Topic category
  • Imagery base maps earth cover
Description
N
S
E
W


Extent type code
true
Geographic identifier
Local
Extent type code
true
Geographic identifier
Zonas Costeiras
Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/3763
Reference system identifier
EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/4258
Distribution format
  • ASCII (não se aplica )

    Specification

  • Microstation DGN (não se aplica )

    Specification

  • TIFF (não se aplica )

    Specification

  • GeoTIFF (não se aplica )

    Specification

OnLine resource
http://mapas.dgterritorio.pt/wcs-inspire/mdt2014-2015-litoral?service=WCS&REQUEST=GetCapabilities&VERSION=1.0.0  
OnLine resource
http://mapas.dgterritorio.pt/wms-inspire/mdt2014-2015-litoral?service=WMS&REQUEST=GetCapabilities&VERSION=1.3.0  
Hierarchy level
Dataset

Conformance result

Date ( Publication )
2010-12-08
Explanation
Ver a especificação citada.
Pass
false
Statement
O Modelo Digital do Terreno (MDT) foi obtido através do Concurso Público CP001/DSGIG/2014, em 4 lotes: Costa Norte (Lote A) – empresas Socarto e GRAFCAN, Costa Centro (Lote B) – empresa Geoglobal, Costa Sudoeste (Lote C) – empresa Infoportugal e Costa Sul (Lote D) – empresa Blom Portugal. Este conjunto de dados geográficos foi gerado a partir de 4 Coberturas Aerofotogramétricas (1 por cada lote), submetidas a processos de Triangulação Aérea, com recurso a Apoio Fotogramétrico, Geração de Modelo Digital de Terreno e posterior correcção.
Description
Costa Norte - Apoio Fotogramétrico
Rationale
Os Pontos Fotogramétricos (PF) foram marcados de forma a cumprir com os requisitos do caderno de Encargos relativamente ao Apoio Fotogramétrico e Triangulação Aérea. Todas as observações foram posteriormente compensadas em bloco o que permitiu realizar uma verificação da rede geodésica e uma boa consistência na rede de apoio fotogramétrico criada. Para a compensação do bloco foi utilizado um software específico de ajuste de redes.
Date / Time
2014-12-02T00:00:00
Description
Costa Norte - Triangulação Aérea
Rationale
A aerotriangulação (AT) consiste na determinação das coordenadas terreno dos pontos de apoio em todos os modelos ou nas fotografias do bloco e transformá-las num modelo matemático, que traduza a condição de que a cada ponto (objeto), corresponde uma única coordenada objeto, qualquer que seja o modelo e fotografias (bloco) onde apareça a sua imagem espaço. Permite determinar a posição e a atitude de cada fotografia no instante da sua aquisição.
Date / Time
2015-01-21T00:00:00
Description
Costa Norte - Controlo qualidade da Triangulação Aérea
Rationale
Foram medido todos os PF existentes no bloco e coordenados durante a AT. Depois de se efetuar a leitura destes pontos, no software de triangulação aérea automática, procedeu-se à formação dos blocos e ao processamento. O processamento/ajustamento tem em si três fases, numa primeira fase o software mediu de forma automática pontos de passagem (que estabelecem a ligação entre imagens consecutivas de uma fiada) e pontos de ligação (que estabelecem a ligação entre fiadas de fotografias), serão estes os pontos que determinam a Orientação Relativa Automática, nesta fase foi estabelecido o referencial modelo. Depois desta fase concluída e aceite, executou-se o primeiro ajustamento da Triangulação Aérea do bloco, após o qual se observaram os resultados. Numa segunda fase, e também para efeito de controlo dos dados importados, fizemos um ajustamento com a leitura de PF ou de Vértices Geodésicos (VG) que têm coordenadas terreno conhecidas, nesta segunda fase os PF têm um peso superior ao peso dos Pontos de passagem e de ligação durante o ajustamento. Na terceira fase, foi efetuado um ajustamento mais refinado, em que todos os pontos, tanto os PF como os de passagem tiveram exatamente o mesmo peso no ajustamento e como resultado obteve-se todos os pontos com coordenadas terreno conhecidas, e deste modo a Triangulação Aérea Automática foi concluída.
Date / Time
2015-05-16T00:00:00
Description
Costa Norte - Linhas de Quebra
Rationale
Para garantir uma melhor definição do terreno o MDT foi convenientemente complementado com linhas de quebra. Aqui estarão representados vários elementos, tais como, limite superior do escarpado/talude; limite inferior do escarpado/talude; combro; muro de suporte; rede viária; linha de água; linha de refolgo de albufeira e linhas de quebra genérica.
Date / Time
2015-04-01T00:00:00
Description
Costa Norte - Modelo Digital do Terreno
Rationale
O MDT foi gerado por correlação automática assistida manualmente em áreas de vegetação e áreas urbanas. O produto obtido foi revisto e corrigido onde se modificaram todos os pontos que não correspondem à superfície do terreno. O software Inpho DTMaster fornece a tecnologia mais avançada para a edição rápida e precisa de modelos digitais do terreno. Após a geração da malha de pontos através da correlação realizou-se a sua revisão e edição. Posteriormentefoi gerada uma malha regular de 2m de acordo com os requisitos do caderno de encargos
Date / Time
2015-04-02T00:00:00
Description
Costa Centro - Cobertura Aerofotográfica
Rationale
A cobertura aerofotográfica digital foi executada pela empresa Spasa em março de 2015: • Aeronave: CESSNA T-310-R • Câmara UltraCamXpWa (ver ponto 7. Anexos) o Data do voo de calibração: 06 de março de 2014 o Data do relatório de calibração: 25 de abril de 2014 • GSD (Ground Sample Distance) de 10 cm • Sobreposição longitudinal: 80% • Sobreposição transversal: 35% • Nº de fiadas: 103 • Data voo: o 08/03/2015, 09/03/2015, 10/03/2015, 14/03/2015, 15/03/2015, 28/03/2015 A coordenação dos centros de projeção foi realizada recorrendo à utilização de pelo menos dois recetores GNSS colocados em pontos fixos no terreno, de coordenadas bem conhecidas: - Utilização das estações ReNEP disponíveis na área de trabalho; - Utilização de vértices geodésicos para estacionamento das estações adicionais; - Criação de um raio de influência de 20km em torno das estações ReNEP/vértices geodésicos – para que pelo menos uma estação esteja a menos de 20km do centro de projeção da fotografia; - E garantia de que os centros de projeção estão cobertos por pelo menos dois recetores (o primeiro situado a uma distância máxima de 20km e o segundo a uma distância máxima de 40km). O que na prática se traduziu por: - Estações ReNEP: Arruda-dos-Vinhos, Cascais, Leiria, Lisboa e Montemor-o-Velho - Pontos fixos no terreno: o Aguieira, VG (vértice geodésico) de coordenadas observadas; o Cesareda, VG de coordenadas observadas; o Malhada do Mar, VG de coordenadas observadas; o Fontainhas, VG de coordenadas transformadas mas para o qual foram feitas novas observações por parte da Geoglobal, observações estas aceites pela DGT para efeitos de utilização no projeto; o Seixosa, VG de coordenadas transformadas mas para o qual foram feitas novas observações por parte da Geoglobal, observações estas aceites pela DGT para efeitos de utilização no projeto.
Date / Time
2014-03-08T00:00:00
Description
Costa Centro - Apoio Fotogramétrico
Rationale
O apoio de campo envolveu o levantamento de pontos duplos, ou seja, para cada ponto planeado, foram coordenados dois pontos independentes, distando entre si não mais de 100m. Esta prática permite, não só um elevado nível de controlo de qualidade da coordenação efetuada em campo, como a possibilidade de escolha do ponto mais fiável e de mais fácil identificação nas imagens, aumentando assim a precisão de todo o processo. O levantamento foi feito entre Outubro e Novembro de 2014, com o equipamento Rover 1200 da Leica, e incluiu o levantamento de 274 pontos (137 pontos duplos), em RTK.
Date / Time
2014-11-12T00:00:00
Description
Costa Centro -Triangulação Aérea
Rationale

O processo de triangulação aérea começou com a introdução dos parâmetros da câmara e das coordenadas dos centros de projeção das imagens, obtidas durante o voo. Este procedimento permitiu uma primeira aproximação das imagens, facilitando a medição dos pontos de controlo. Dada a dimensão da área de trabalho, houve necessidade de dividir as fotografias aéreas em três blocos. • Bloco COSTA1: de Lavos até à Lourinhã • Bloco COSTA2: da Lourinhã até Oeiras • Bloco COSTA3: de Oeiras até Samora Correia Os blocos foram construídos garantido a sobreposição de fotografias (mais de 25 fotografias de sobreposição). Após a divisão por blocos, deu-se início ao cálculo automático dos ponto de passagem - tiepoints. Findo este processo introduziu-se os pontos fotogramétricos através da leitura do ficheiro contendo a listagem de pontos e a sua caracterização. A partir da listagem de PFs procedeu-se à sua medição por marcação (identificação) do ponto fotogramétrico recolhido no campo nas imagens correspondentes – control points. Procedeu-se também à marcação de vértices geodésicos disponíveis na área de trabalho como check points. Uma vez identificados e medidos os pontos fotogramétricos e vértices geodésicos, deu-se início à triangulação - bundle. O resultado desta triangulação foi visualizado e analisado. Logo numa primeira fase, os resultados foram bastante satisfatórios. Em função dos valores obtidos, e sempre que necessário, foi feito um algum reajustamento até se obterem valores dentro da tolerância pretendida. Este reajustamento pode ter passado pela remarcação (marcação mais afinada), eliminação ou introdução de novos pontos. A triangulação aérea só se deu como concluída quando os resultados obtidos permitiram a obtenção de valores condizentes com a precisão pretendida: Planimetria:

• EMQ das coordenadas compensadas dos pontos aerotriangulados inferior a 0.10 m. • Erro máximo admissível para as coordenadas obtidas em fotografias aerotrianguladas: 0.30m. Altimetria: • EMQ das coordenadas compensadas dos pontos aerotriangulados inferior a 0.17 m. • Erro máximo admissível para as coordenadas obtidas em fotografias aerotrianguladas: 0.35m. No final, procedeu-se à junção das orientações externas dos três blocos num único bloco. Para o efeito considerou-se as leituras compensadas do Bloco 1 até ao meio da faixa de sobreposição entre o Bloco 1 e 2; do Bloco 2 desde este ponto até ao meio da faixa de sobreposição entre o Bloco 2 e 3; do Bloco 3 desde este ponto até ao final da área de trabalho. Desta junção resultou, então, um único ficheiro de identificação das fotografias e respetivos parâmetros de orientação externa.

Date / Time
2015-04-20T00:00:00
Description
Costa Centro - Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT)
Rationale
Para a geração do MDT foi utilizada a mais recente tecnologia de estereo-correlação de imagens. Através deste processo foi obtido, numa primeira fase, o modelo digital de superfície com uma resolução de 10 cm. Numa fase subsequente o modelo digital de superfície foi editado de forma a obter-se o MDT propriamente dito. Esta edição incidiu, nomeadamente, no tratamento de cotas sobre edifícios, manchas de vegetação, pontes ou viadutos. Finalmente, o MDT foi reamostrado de modo a obter-se o formato e resoluções finais pretendidas: um ficheiro em formato matricial do tipo .asc com um espaçamento de dois metros entre pontos. O MDT assim produzido não justificou a aquisição de linhas de quebra, pelo que este sub-produto não foi produzido.
Date / Time
2015-05-20T00:00:00
Description
Costa Sudoeste - Geração do Modelo Digital de Superfície
Rationale
Modelos digitais de superfície, gerados segundo uma grelha regular de 2m, através de processos iterativos, no qual são usados dois algoritmos, o Feature Based Matching (FBM) e o Least Squares Matching (LSM).
Date / Time
2014-12-04T00:00:00
Description
Costa Sudoeste - Edição
Rationale
A edição manual dos modelos digitais de superfície são aplicados filtros e reinterpolados pontos elevados, nas zonas de vegetação e edificíos; corrigidas as zonas de água; adicionados linhas de quebra.
Date / Time
2015-02-09T00:00:00
Description
Costa Sul - Planeamento
Rationale
O trabalho foi realizado, utilizando como base a cobertura aérea relaizada para o efeito, devidamente apoia e aerotriangulada
Date / Time
2014-12-04T00:00:00
Description
Costa Sul - Captura
Rationale
A captura dos dados foi executada em estações fotogramétricas DIGI, com os modelos orientados absolutamente.
Date / Time
2014-12-04T00:00:00
Description
Costa Sul - Processamento
Rationale
Com a informação adquirida (linhas de quebra e pontos aleatórios) foi gerada a malha regular de pontos ( 2x2 m) em MDtop.
Date / Time
2014-12-04T00:00:00

Metadata

File identifier
e803532f-7760-4714-bfbf-914546309d86   XML
Metadata language
Portuguese
Hierarchy level
Dataset
Date stamp
2019-11-19T14:33:09
Metadata standard name
ISO 19115 Sistema de Metadados dos Açores

  Point of contact

Direção-Geral do Território - Direção-Geral do Território  
Rua Artilharia Um, 107 Lisboa 1099-052 LISBOA Portugal

  (+351) 213819600  
  (+351) 213819699 
 
 

  Overviews


Provided by

Access to the portal
Read here the full details and access to the data.

Associated resources

Not available


  •  
  •  
  •