Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa (Carta SEPLAT)
A "Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa" é uma publicação do Instituto Hidrográfico, pertencente à "Série Sedimentológica", a qual é constituída por oito folhas, à escala de 1:150 000, e respetivas notas explicativas.
Até à data, encontram-se publicadas oito folhas: SED 1 (Caminha a Espinho), SED 2 (Espinho ao Cabo Mondego), SED 3 (Cabo Mondego ao Cabo Carvoeiro), SED 4 (Cabo Carvoeiro ao Cabo da Roca), SED 5 (Cabo da Roca ao Cabo de Sines), SED 6-A (Cabo de Sines ao Cabo de S. Vicente) e SED 7-8 (Cabo de S. Vicente ao Rio Guadiana). Apenas a última folha tem nota explicativa.
|
Citation proposal
. Carta dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa (Carta SEPLAT). https://services.mspdata.eu:/geonetwork/srv/api/records/67F75B26-0B19-414E-94AA-73821368ADE0 |
Simple
Identification info
- Alternate title
- Carta SEPLAT, Série Sedimentológica
- Date ( Creation )
- 1985-01-01
- Date ( Revision )
- 2005-01-01
- Identifier
- 67F75B26-0B19-414E-94AA-73821368ADE0
- Purpose
- A produção destas cartas teve origem no Programa SEPLAT - "Cartografia Sedimentar da Plataforma Continental Portuguesa", cujo objetivo consistiu na representação cartográfica dos sedimentos superficiais do fundo marinho, substituindo as antigas "Cartas Litológicas Submarinas", publicadas entre 1913 e 1941. Este programa, em desenvolvimento no Instituto Hidrográfico desde 1974, é financiado pela Marinha.
- Status
- Contínuo On going
Point of contact
- Maintenance and update frequency
- Não Planeada Not planned
- ISO - 19119 geographic services taxonomy ( Theme )
-
- infoMapAccessService , humanGeographicViewer
- Keywords
-
- Carta dos sedimentos , INSPIRECORE , iGEO , Série sedimentológica , Carbonatos , Sedimentos superficiais , Grab sampler , Amostragem de sedimentos marinhos , SEPLAT , Sedimento , Plataforma continental , Navio de investigação , Geologia marinha e costeira , Depósitos sedimentares , Portugal continental , Oceano Atlântico
- Use limitation
- Sem restrições
- Access constraints
- Outras Restrições Other restrictions
- Use constraints
- Direitos de Autor Copyright
- Other constraints
- Não podem ser utilizados para fins comerciais, mas apenas para fins de utilização pessoal e/ou para fins de investigação e deve ser sempre feita referência à sua origem.
- Service Type
- view
N
S
E
W
))
- Extent type code
- true
- Geographic identifier
- EPSG:4207: Lisbon
- Coupling Type
- tight Tight
Contains Operations
- Operation Name
- Sedimentos Superficiais
- Distributed Computing Platforms
- WebServices Web services
- Reference system identifier
- EPSG / 4326
- Distribution format
-
-
Papel
(N/A )
- Specification
-
WMS
(N/A )
- Specification
-
Papel
(N/A )
- Hierarchy level
- Serviço Service
Conformance result
- Date ( Publication )
- 2010-12-08
- Explanation
- Ver a especificação citada.
- Pass
- false
- Statement
- As “Cartas dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Portuguesa” constituem o principal produto do Programa SEPLAT, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN) desde 1974. O objectivo primordial deste programa é o reconhecimento sistemático do tipo de depósitos sedimentares que se encontram nos fundos marinhos da plataforma continental e vertente continental superior. O programa foi criado para substituir as antigas "Cartas Litológicas Submarinas", publicadas entre 1913 e 1941. As campanhas oceanográficas realizadas no âmbito do Programa SEPLAT possibilitaram a colheita de mais de 12000 amostras de sedimentos superficiais ao longo de toda a costa de Portugal continental (do Minho ao Algarve), desde a linha de costa até aos 500 m de profundidade, utilizando diversos colhedores superficiais de sedimentos e segundo uma malha de amostragem regular, com 1 milha náutica de espaçamento médio. As amostras de sedimento assim obtidas, depois de devidamente posicionadas e referenciadas, foram processadas no Laboratório de Sedimentologia do Instituto Hidrográfico, tendo em vista a aplicação do esquema classificativo adoptado nas cartas sedimentológicas, baseado no tamanho do grão e no teor em carbonato de cálcio.
- Description
- Programa SEPLAT
Metadata
- File identifier
- 67F75B26-0B19-414E-94AA-73821368ADE0 XML
- Metadata language
- Português Portuguese
- Character set
- utf8 UTF8
- Hierarchy level
- Serviço Service
- Date stamp
- 2017-01-17
- Metadata standard name
- ISO 19115 Sistema de Metadados dos Açores
- Metadata standard version
- v.0.9.1